CORPO DOCENTE
O Corpo Docente é o maior "patrimônio" da Britto Escola Técnica. Este espírito de equipe tem se destacado nos mercados: imobiliário, construção civil, judiciário, jurídico, finanças, entre outros. Contamos com instrutores experientes em atividades acadêmicas e profissionais, sempre atualizados no que há de mais moderno no ensino.
A seriedade e ética são os principais fatores da Instituição. A excelência técnica voltada ao mercado é a prática do corpo docente junto aos discentes. Os instrutores possuem a expertise do mercado e uma formação de alta qualidade e performance.
*A critério da coordenação pedagógica, o corpo docente poderá ser alterado a qualquer momento sem prévia divulgação.
Conheça nossos instrutores
O corpo docente pode ser alterado a qualquer momento, a critério da coordenação pedagógica.
Ana Carolina Uesini Muniz
Mestre em Engenharia de Produção; MBA em Gestão de Projetos Aplicados a Engenharia; Engenheira Civil e Certificação Internacional em Gerenciamento de Processos de Negócio- CBPP/ABPMP. Durante 5 anos atuou na gestão de projetos de implantação de grandes e pequenas obras de reforma nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, onde desenvolveu uma sistemática aplicada com foco no cumprimento das exigências da NB16.280 – Gestão de Obra de Reforma e ferramentas do Lean Construction. Atuamente é gestora de projetos com prestação de serviços para mineradoras e empresas de investimento e capital.
Cândida de Almeida Maciel
Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-UnB, com Pós-graduação em Engenharia Acústica de Edificações e Ambiental pela FDTE-USP. Sócia fundadora da Síntese Acústica e Técnica Acústica. Vice presidente da SOBRAC, diretora do SINDUSCON-DF e Conselheira da Pró-Acústica.
Carlos Frederico S. Habel
Mestre em Administração, pós graduado em Marketing, graduado em Comunicação Social. Profissional com mais de 25 anos de atuação profissional em diversos segmentos de mercado. Especializado em Gestão de Serviços e Marketing de Serviços de Saúde, sócio gerente na Habel Marketing e Educação. Docente há 22 anos, lecionando em instituições de ensino em graduação e pós graduação como PUC Minas, Escola de Governo de Minas Gerais/Fundação João Pinheiro, Ibmec, IBS/Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professor Convidado da Fundação Dom Cabral, pesquisador da Universidade de Brasília e professor de pós graduação na PUC MINAS e Faculdade Unileya.
Daniela Bolívar
Assessora na Vara de Registros Públicos em Belo Horizonte-MG, Mestranda em Direito Privado pela Universidade FUMEC, Especialista em Direito Registral e Notarial pela Faculdade de Direito Milton Campos e em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva. Bacharel em Direito. Professora e Palestrante em Direito Registral e Notarial. Coautora de Livros e Artigos de Direito Notarial e Registral. Foi Vice-Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral e Membro da Comissão de Direito Imobiliário ambas da OAB/MG.
Edgar Ueda
Edgar Ueda, fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária com negócios em 14 estados e mais de 40 cidades, empresa que já vendeu R$806 milhões em VGV (volume geral de vendas) e já intermediou R$4.200 bilhões em negócios imobiliários nos últimos 6 anos, também palestrante e escritor, autor do livro best-seller Kintsugi ficou 12 semanas na lista dos mais vendidos pela Veja e Publishnews, 2 vezes TEDx Speaker, influenciador digital com mais 3 milhões de seguidores em 4 páginas, residiu por 9 anos e meio no Japão onde adquiriu uma cultura milenar, viajou por 24 países adquirindo diversidade cultural. Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, Também Sócio-fundador do Instituto Êxito.
Lançando seu segundo e terceiro livro: "Desvendando a caixa-preta do sucesso" "O Poder do Método - A Bíblia do sucesso do mercado imobiliário"
Eliane Pessoa
Paixão por desenvolver pessoas, Mentora de Líderes Estreantes, Leadership development, Professora de MBA, Analista Profiler, Especialista em Trilhas de Aprendizagem & Treinamentos In Company com 19 anos de experiência.
Evarley dos Santos Pereira
Sócio-Diretor da Trainee Assessoria, Consultor Jurídico Tributário, Contador Tributarista, Auditor, Perito Judicial, Pós Graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior, Ex-Gerente de Filial e da Consultoria COAD-MG, Instrutor de Cursos e Palestras de Conselhos Regionais de Contabilidades, SENAI, SENAC, FIEMG, SEBRAE, SINDUSCON, AMIS, SESCOOP, Revistas Legisweb, Objetiva (GO), Econet, Verbanet, Informare e COAD, Sindicato de Contabilistas, Autor de inúmeros artigos e trabalhos.
Fred Cornélio
Sócio fundador da Construtora e Incorporadora Con Up com atuação em empreendimentos de alto padrão na região sul de Belo Horizonte, Gestor Comercial com Pós graduação em Psicologia Transpessoal; já atuou como Agente Financeiro no mercado de capitais até o ano de 2002; foi diretor da Ideia Studio de Criação até 2007; Em 2007 assumiu cargos na Copam Engenharia atuando como gestor dos departamentos comercial, marketing e DPGO (planejamento e gestão de obras) até o ano de 2015; Neste mesmo ano fundou a Almo Empreendimentos que atua na administração de imóveis desenvolvimento de incorporações imobiliárias, consultorias e gestão de investimentos no setor; Em 2017 tornou-se parceiro da Construtora GTC quando em 2018 juntos fundaram a Con Up.
Geraldo Barbosa
Engenheiro, especialista em engenharia de produção e em comércio exterior; empresário, atuando no mercado desde 1987 como engenheiro industrial, de qualidade, gerente de engenharia, gerente de produção e PCP. Experiência internacional nos ramos automotivo, ferroviário, indústria, elétrica e serviços. Expertise em Six Sigma, Manufatura Enxuta e ISO9001.
Gilberto Britto
Corretor; Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental. Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de MG; Bacharel em Ciência da Computação pela PUC/MG, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto/RJ. Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de MG; Certified International Property Specialist pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Mestre em Filosofia Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC. CEO do Grupo Britto. Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor do CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT e da International Federação de treinadores. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Autor do livro: "Avaliação e Perícia Imobiliária – Teoria e Prática Profissional".
Gustavo Chaves Santos Cordeiro
Mestre em Direito pela UFMG; Especialista em Economia e Empresa pela FGV. Especialista em Finanças pelo IBMEC. Professor universitário há mais de 20 anos, com atuação também em cursos in company. Advogado formado pela UFMG com experiência de mais de 20 anos na área empresarial.
Irina Aibara
Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1987 e pós-graduada em História da Arte na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1989. Entre 1989 e 2006 foi Coordenadora de Projetos de Escritórios de Arquitetura como MCAA Arquitetos, Arquitetura Julio Neves e Villavecchia Arquitetos Associados. Entre 2006 e 2015 foi Gerente de Projetos nas empresas imobiliárias, InPar, Rossi Residencial e Even. Desde 2016 atua como consultora de qualidade de normalização voltada para o Desempenho das Edificações. Desde 2021 é CEO da HUB Index da Construção – plataforma de informação e referencias de desempenho dos sistemas atuando no mercado nacional brasileiro e em Paris onde tem segunda residência.
Izabela Sanches
Izabela Sanches tem 45 anos, bacharel em Decoração pela UEMG, Pós-Graduada em Design de Móveis pela mesma instituição com 20 de experiência na área de Design e comercial e há 10 anos atua no Setor de ensino. Atualmente, é sócia majoritária da IS Design e Instrutora do curso de Design para residências pelo NEDI.
Júnia Gomes
Mestre em Administração, pós-graduada em Formação e Aperfeiçoamento Gerencial e em Gestão Estratégica de Pessoas. Master Coach, Mentoring, Holomentoring, Practitioner em PNL e Analista Comportamental. Gestora do Ferramentas do Saber®, Cofundadora do ICF (International Coaching Federation) Brasil e do Instituto Movimento pela Felicidade. Gerente Corporativa de RH em empresas nacionais e multinacionais. Destaque no Anuário Análise Diretores de RH 2010.
Autora dos livros - Business Partner Avançado: Estruturando a Gestão Estratégica do RH; Guia de Implantação do Recursos Humanos Estratégico; Guia para Implantação da Remuneração Estratégica e O Coaching de Alta Performance. Coautora dos livros - Felicidade em Movimento e Recursos Humanos: coletânea de artigos, livro III.
Leonardo de Paula Longo
Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV – São Paulo (SP), MBA em Finanças pelo IBMEC, extensão em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral e bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades do Triângulo Mineiro, trabalhou por 32 anos no Banco do Brasil, tendo atuado na implantação da carteira de crédito imobiliário do Banco do Brasil e, posteriormente, do Banco Sicredi, do Banco Sicoob, do Banco do Estado do Pará, da Ailos, da Unicred e da Uniprime, foi professor universitário do Centro Universitário UNI-DF, é professor de crédito imobiliário do curso de pós-graduação em Direito Imobiliário do IDP – Brasília (DF), além de várias instituições como a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) e é corretor de seguros e corretor de imóveis e atua como consultor de instituições financeiras na implantação e reestruturação da área de crédito imobiliário, como consultor na estruturação de operações de captação de recursos no mercado financeiro e de capitais geralmente voltados para empreendimentos imobiliários e é professor nas áreas de finanças e crédito imobiliário.
Luciana Corsini Barros Moura
Engenheira Civil graduada pela UFMG com especialização em Gestão Empresarial pela FGV; Sócia-Diretora da Corsini Engenharia e Desenvolvimento Imobiliário - especializada em consultoria na Regularização de Terrenos e Empreendimentos. Iniciou sua atuação no mercado imobiliário em 1993. O conhecimento prático foi aprimorado ao longo dos anos trabalhando para empresas incorporadoras, tais como MRV Engenharia, Lincoln Veloso, APPonto, RML e outras, essa atuação no Desenvolvimento Imobiliário em várias cidades do Brasil possibilitou muita vivência prática das diversas fases do processo de incorporação imobiliária.
Pyter de Souza Basso
Contador e Consultor Tributário com 14 anos de atuação. Articulista no Portal Contábeis.
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.
Pós-Graduado em Direito e Planejamento Tributário pela Faculdade Estácio.
Pós-Graduado em IFRS e Pronunciamento CPC pela FIPECAFI.
Roberto Matozinhos
Engenheiro civil; consultor técnico do Sinduscon-MG nos assuntos relacionado a materiais tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade. Técnico Executivo da Comissão das Cartilhas de Gerenciamento, Alternativas para a Destinação de Resíduos da Construção Civil, Gerenciamento de Resíduos e Gestão Ambiental no Canteiro de obras e Manual para o Licenciamento Integrado de Empreendimentos de Impacto em BH. Membro da Câmara da Indústria da Construção - CIC FIEMG. Representante no Grupo Técnico do CONAMA; da Comissão da SLU (Lei 10522 -Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da CC e Resíduos Volumosos e o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos); Comissão de Meio Ambiente da CBIC.
Roberto Rafael Guidugli Filho
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Engenharia de Produção pela UF de Minas Gerais. Auditor Líder da ABNT NBR ISO 9001:2008/2015 e SiAC / PBQP-H Nível “A” 05/12/2012. Diretor Comercial do Sicoob Engecred. Ex-Diretor de Obras da Sudecap / PBH. Ex-Diretor de Obras da URBEL / PBH.
Rodrigo Bagno
Engenheiro Civil (graduação sanduíche: UFMG/ENPC - École Nationale dês Ponts Chaussées), especialista em Gestão de Projetos pela FDC (Fundação Dom Cabral) e Gestão de Negócios da Construção Civil pela FGV. Mestre em Gestão de Empreendimentos de Construção Civil, com ênfase em BIM aplicado a orçamento de obras pela UFMG. Formado no PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes) e PDD Avançado pela FDC. PMP (Project Management Professional), certificado pelo PMI (Project Management Institute) desde 2014. Professor das pós graduação em Processos BIM da Universidade FUMEC e pós em BIM do IEC PUC Minas. Instrutor de cursos de pequena duração do IBAPE/MG e do SINDUSCON/MG.
Sócio/Diretor da Planor Engenharia, atua em Gerenciamento de Projetos, orçamento, planejamento, fiscalização e gerenciamento de obras e Modelagem da Informação da Construção (BIM). Diretor de engenharia e obras; Gerente do projeto de implementação BIM da Construtora Atrium.
Rodrigo Campagnacci
Mestre em hermenêutica jurídica e Direitos Fundamentais, Autor de artigos científicos, Advogado, Corretor de Imóveis, Professor Universitário, Professor de Oratória, Storytelling, Persuasão, Liderança e Marketing Digital.
Rodrigo Dolabela
Advogado e sócio da RFD Cursos e Treinamentos, escritório integrante da Unidade de Serviços Jurídicos do Sinduscon-MG. Especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho, instrutor de cursos, palestras e treinamentos em todo o País; professor do Senai-MG, da AMIS (MG), FECON/MG, OCEMG (MG), SESCOOP nacional, FIEAC e FIEMG. Palestrante em 2016 do Programa Rotas para o Futuro da FIEMG. Autor de vários artigos jurídicos, com destaque para o “A Inconveniência do Aviso Prévio Trabalhado na Rescisão Contratual”, considerado como bibliografia selecionada do TST - Tribunal Superior do Trabalho.
Silvano Aragão
Gerente executivo e de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Patrimar, especialista em atração e retenção de talentos, Conselheiro da ABRH, Professor PUC Minas, presidente do comitê estratégico de Gestão de Pessoas da AMCHAM BH. Mestrado em Administração, MBA Gestão estratégica, bacharel em Administração e Engenharia Civil. Coaching pelo ICF e PDD pela Fundação Dom Cabral. Experiência de 25 anos atuando como executivo de RH e 13 anos como professor universitário.
Sônia Evaristo de Souza
Especialista em programas de qualidade e auditorias de sistemas: NBR ISO 9001, SiAC PBQP-H NÍVEL “A”, NBR ISO 14001, NBR ISO 45001 18001. Auditora Líder de Sistemas de Gestão - Terceira Parte. Consultora há cerca de 20 anos com grande experiência em preparação de empresas para certificação. Instrutora de treinamentos na área de Gestão, comportamental e técnico. Parceira do SINDUSCON-MG desde 2009 em treinamentos na área de Sistema de Gestão na Construção Civil; Formação de Auditores Internos e de Auditores Líderes (SAS Certificadora Ltda). Profissional atuante na prestação de serviços em desenvolvimento de recursos humanos por mais de 25 anos. Experiência profissional em coordenação de equipes em pequenas, médias e grandes empresas do setor privado e público. Graduada em Psicologia (PUC/MG).
Thiago Loiola
Empresário especialista em Vendas, mudança comportamental de equipes, e processos que geram resultados. Especialista em marketing e vendas, cuja missão é regar pessoas e empresas de conhecimento para florescer Resultado. Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado comercial, atuando em empresas diversas, incluindo multinacionais. Foi um dos consultores da marca Chilli Beans, responsável por toda a área de treinamentos, atuando não só na consultoria, como também na expansão internacional da marca. Treina há mais de 12 anos equipes de alta performance e liderança e time de vendas.
Vitor Melo
Engenheiro civil pela PUC Minas, CEO da EXXATA - empresa com mais de 10 anos de mercado atuando como consultora em diversos setores da economia, trabalhando no aconselhamento e gestão da relação entre as empresas, através de serviços de administração contratual, elaboração, análise e negociação de pedidos de desequilíbrios econômico-financeiros, assistência técnica em perícias arbitrais e judiciais, dentre outros serviços. Instrutor de cursos no Sinduscon-MG, PUC-MG, UNI-BH, UNA, CREA-JR, entre outros.