Curso de Aperfeiçoamento
> O novo eSocial - Análise da Estrutura e da Simplificação Implantada
EMENTÁRIO
A – IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
1 – Unidade e Instituição Responsável
Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios
2 – Curso
O novo eSocial - análise da estrutura/simplificação - nova versão (S-1.0)
3 – Docente
RODRIGO DOLABELA - Advogado e sócio da RFD Cursos e Treinamentos, escritório integrante da Unidade de Serviços Jurídicos do Sinduscon-MG. Especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho, instrutor de cursos, palestras e treinamentos em todo o País; professor do Senai-MG, da AMIS (MG), SESCON (MG), Sinescontábil (MG), OCEMG (MG), SESCOOP (MT/MS/SC), FIEAC e FIEMG. Palestrante em 2016 do Programa Rotas para o Futuro da FIEMG. Professor convidado do curso de Pós-Graduação de Gestão de Pessoas da FATEC - Faculdade de Tecnologia do SENAI. Professor convidado do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE/FGV - Fundação Getúlio Vargas). Autor de vários artigos jurídicos, com destaque para o “A Inconveniência do Aviso Prévio Trabalhado na Rescisão Contratual”, considerado como bibliografia selecionada do TST - Tribunal Superior do Trabalho.
B – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
1 – Duração
Carga horária 8 horas.
2 – Modalidade
Presencial ou On-line
C – PÚBLICO-ALVO
Sócios de empresas, advogados, auditores internos e externos, contabilistas, gerentes de recursos humanos, profissionais da área de TI, administradores de pessoal, gerentes administrativos, financeiros, engenheiro e técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, consultores, analistas departamento pessoal e demais profissionais interessados e/ou relacionados com as rotinas das áreas trabalhista, previdenciária, fiscal e contábil.
D – NÚMERO DE VAGAS
De 30 a 60
E – INSCRIÇÕES
Requisitos
Ter no mínimo 18 anos.
F – INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
Recursos audiovisuais e de tecnologia.
G – OBJETIVOS
1 – Objetivo Geral
A nova diretriz do Governo Federal em relação ao eSocial, fez com que a plataforma de informações ao fisco fosse totalmente reestruturada, sob o ponto de vista da simplificação e desburocratização. Assim torna-se fundamental conhecer, entender e debater tais mudanças, objetivando operacionalizar as novas perspectivas informativas no eSocial e a simplificação implementada na plataforma.
H – ESTRUTURA DO PROGRAMA
- Premissas no novo eSocial;
- Eliminação de Arquivos;
- Eliminação de Informações;
- Campos Obrigatórios e Facultativos;
- Tabela de Rubricas Padrão;
- Informações Trabalhistas dispensadas;
- Eliminação do NIS do Trabalhador;
- Unificação de prazos para envio de eventos;
- Simplificação dos eventos de remuneração e pagamentos;
- Não exigência de dados já constantes em outras;
- Simplificação das informações de Segurança e Saúde no Trabalho;
- Implantação do módulo Web Simplificado para micro e pequenas empresas.
I – PROPOSTA METODOLÓGICA
Quando o curso for ministrado na modalidade presencial incluirá a concessão de material impresso cumulado com apresentação de vídeos correlatos. A metodologia de ensino utilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do analista de crédito e de recuperação de crédito, sendo realizada ainda uma abordagem sociológica de cases de sucesso bem como uma análise jurídica de experiencias negativas do mercado, visando estimular a percepção e a reflexão dos participantes e norteá-los no crescimento profissional.